Ao desejar ser um de nossos voluntário, é importante que se tenha a consciência de estar assumindo uma responsabilidade, por tal motivo o Movimento solicita a assinatura de um termo de compromisso, onde o voluntário descreve a atividade que irá prestar e o dia ou horário que dispõe para tal. Por ser um trabalho desenvolvido em conjunto, a falta de comprometimento de um pode colocar em risco o bom desempenho das demais atividades.
Se você tem interesse em ser um voluntário do Movimento Gatos da Redenção, sugerimos aqui algumas atividades que podem ajudar o Movimento.
Caso queira ajudar de alguma outra forma, como por exemplo fornecendo assessoria sobre os assuntos de sua área profissional, entre em contato conosco e vamos conversar sobre o que você poderia fazer para nos ajudar. Toda a ajuda é bem-vinda!
1. CASA DE PASSAGEM - a casa de passagem é um abrigo temporário para os animais que aguardam adoção ou que estão em tratamento veterinário. Os interessados em ser Casa de Passagem devem passar por uma entrevista, em que serão avaliados o espaço e as características do animal a ser hospedado. Os gastos com alimentação e/ou remédios correm por conta do Movimento, a não ser que o voluntário queira por eles se responsabilizar, o que será objeto de acordo.
Além disso, a pessoa que deseja ser casa de passagem deve se comprometer a levar o animal às feiras de adoção e à consultas veterinárias, ou permitir que outro voluntário o faça. Também deverá permitir que eventuais interessados na adoção do animal o visitem.
O Movimento Gatos da Redenção se compromete a divulgar o animal para adoção, porém não tem como precisar quanto tempo levará para ser efetivada a adoção.
2. "VOLUNTARIADO DIRETO" - o voluntário direto é o que ajuda diariamente, ou que disporá alguns dias da semana, para auxiliar no manejo dos animais, alimentando, ministrando remédios, fazendo a limpeza das suas acomodações e outras tarefas.
3. DIVULGAÇÃO - solicitando a inclusão de seu e-mail em nossa lista de contatos, você passa a receber notícias sobre os eventos que promovemos e alguns gatos que estão esperando por adoção. Assim, você pode ajudar o Movimento divulgando os nossos eventos e campanhas para os seus contatos.
4. TRANSPORTE - o voluntário de transporte auxilia das seguintes formas:
- levando os animais ao veterinário para tratamento ou castrações;
- levando os animais adotados até as pessoas que os adotam, e também as pessoas que servem como casa de passagem;
- buscando as doações que nos são oferecidas, sendo que as mesmas serão previamente agendadas;
- auxiliando nos dias de feira ou brechós, no transporte dos apetrechos;
O voluntário poderá escolher uma das tarefas acima, não sendo necessário que assuma a responsabilidade por todas elas.
5. FOTOGRAFIA DOS GATOS - o Movimento também necessita de voluntários que possuam máquina digital e possam ir até o Parque da Redenção, ou até as casas de passagem, para fotografar os animais que serão divulgados para adoção.
6. PROGRAMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE SITE - o voluntário que domine a programação de sites ou tenha noções de webdesign pode efetuar a atualização do nosso site, com os anúncios dos gatos disponíveis para adoção e a divulgação dos eventos do grupo.